Segunda via do DUT: Como tirar, qual o valor?

A responsabilidade de regulamentar e também aplicar multas através da fiscalização da Polícia por irregularidades no trânsito está atrelada diretamente a órgãos de trânsito e também da prefeitura do seu município.

Garantir haja ordem é fundamental para que tenhamos um local mais tranquilo e seguro para se viver. É exatamente aí que o DETRAN entra com a sua função.

publicidade

Segunda via do DUT: Como tirar, qual o valor?

A venda e compra de um veículo sempre envolve alguns processos que podem ser um tanto quanto chatos, tanto para o dono quanto para o novo proprietário.

A preocupação de juntar todos os documentos necessários para fazer a transferência é importante para que o negócio seja formalizado da maneira padrão.

publicidade

Entretanto, nós sabemos que documentos podem se perder em meio a tantos outros, existe a possibilidade de aparecerem rasuras e nem sempre as condições em que ele se apresenta é das melhores.

O lance é que o CRV ou DUT também conhecido com o recibo de compra e venda é um dos documentos mais importantes do seu veículo especialmente quando você está disposto a fechar negócio com algum comprador.

Como tirar a Segunda Via do DUT?

Visando facilitar a visa de quem está com problemas preparamos um guia passo-a-passo para que você mesmo retire a segunda via do DUT sem muita dor de cabeça. Dentre os documentos necessários estão:

  • Documento de Identidade do proprietário do veículo (RG, CNH, RNE, etc) – Original e 1 cópia simples
  • Comprovante de residência em nome do dono ( pode ser conta de água, luz, telefone, etc) – Original e 1 cópia simples
  • Se o documento (CRV) foi furtado  será necessário o original e cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.);
  •  Se houve a perda ou então extravio do CRV – Você deverá baixar e preencher a declaração de perda/extravio, e reconhecer a autenticidade do documento.
  • No caso de má conservação, rasura ou dilaceração,  ainda sim é recomendável levar o próprio documento.
  • Comprovante bancário de pagamento, caso o automóvel possui algum débito
  • Decalque do número do motor
  • Decalque do número do chassi
  • Formulário RENAVAM, selecione a “Opção – 04. Emissão de 2ª Via” e imprima 2  vias. Através da regra nova o formulário em questão será preenchido no próprio Detran.

Munido de toda a documentação necessária é recomendável também que você pague a  2ª via de Documento de Transferência antes dirigir-se ao Detran.

Para poupar ainda mais tempo você poderá ir até uma agência do Banco do Brasil, Santander, Bradesco ou Itaú onde para concluir o processo, deverá apenas apresentar o número do RENAVAM.

Qual o valor para tirar a 2a via do Dut?

Atualmente o valor da taxa é de R$181,34 (Janeiro/2016), isso é válido apenas para veículos que estejam devidamente licenciados, do contrário o valor a pagar é de R$261,41 (Janeiro/2016).

publicidade

Feito isso você já pode dirigir-se até uma unidade do DETRAN-SP portando toda a documentação e também comprovantes de pagamento para efetivar o preenchimento do formulário do RENAVAM assim também como averiguar as possíveis pendências inerentes ao veículo.

Endereços do Detran em SP para tirar segunda via do DUT

Há também a necessidade de realizar uma vistoria no automóvel. Portando todos os documentos anteriormente já citados você poderá comparecer aos pátios do DETRAN-SP para sua realização, os seguintes endereços estão disponíveis:

  • Zona Leste- Auto Shopping São Paulo (horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) – Avenida Aricanduva, 5555 – Leste Aricanduva – São Paulo – SP – Local destinado para vistoria e lacração de veículos de passeio, utilitários e motocicletas.
  • Unidade Central (horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) – Av. do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô – Bom Retiro – Cep: 01108-000 – Local destinado para vistoria e lacração de veículos de passeio e motocicletas.
  • Zona Oeste- Parque Villa Lobos (horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) – Avenida Queiroz Filho, s/n – Pinheiros – São Paulo – SP – Local destinado para vistoria e lacração de todos os tipos de veículo (passeio, carga, utilitários, ônibus ou motocicletas).

Ao concluir todos esses processos basta que você retorne ao balcão do CRV da unidade escolhida portando todos os documentos necessários, assim também como o laudo de vistoria e solicite a 2ª via do CRV.

Qual o prazo para chegar a 2 via do DUT?

O prazo gira em torno de 3 dias, assim o novo documento de compra e venda já estará à disposição.

Lembre-se que para retirá-lo também é necessário que você compareça com o documento de identificação original.

O site oficial do DETRAN SP possui várias informações úteis e que podem poupar muito tempo.

Através dele você poderá realizar consultas aos seus pontos na carteira, atualizar informações de mudanças de endereço dentre outros mais de 20 serviços.

Veja também:

publicidade