Segunda Via de Carteira de Trabalho

Ter uma carteira de trabalho assinada é um direito de todo o trabalhador! Através dela é que se pode reivindicar aquilo que é uma obrigação do seus empregadores. Caso você tenha perdido, fique conosco que vou ensinar como solicitar sua Segunda Via de Carteira de Trabalho.

A carteira de trabalho foi instituída pelo decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932, e posteriormente regulamentada pelo decreto 22.035, de 29 de outubro de 1932.

publicidade

2-via-carteira-de-trabalho

Sem carteira de trabalho você não tem acesso a seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), entre outras coisas mais.

Desde 1934 a carteira de trabalho se tornou um item obrigatório para os fins de consolidação dos nossos direitos trabalhistas, tendo como principais emissores o ministério do trabalho e as suas respectivas gerências que antigamente eram conhecidas como Delegacias do Trabalho, assim também como os Pontos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

publicidade

Documentos para tirar carteira de trabalho 2 via SP

Existem algumas situações que são mais comuns quando se necessita de solicitar uma 2ª via da carteira de trabalho. Uma é quando você já não possui mais páginas para fazer o registro e precisa dar continuidade em uma nova carteira, a outra é quando há extravio, perda, roubo e etc.

Você poderá utilizar as  Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs), nas Subdelegacias Regionais do Trabalho, nas Prefeituras ou então o PoupaTempo. Você precisará dos seguintes documentos:

  • Uma (01) foto 3×4 recente;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
  • Extrato PIS (retirado na Caixa Econômica Federal).

Caso o trabalhador seja casado, será necessário também apresentar a sua certidão de casamento. Se é viúvo, além d a certidão de casamento também será necessário a certidão de óbito do cônjuge.

A sua nova carteira não terá nenhuma informação dos seus trabalhos anteriores, caso você precise comprovar algo relacionado à experiências anteriores será necessário recorrer a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Tirando a 2ª via da carteira de trabalho pelo PoupaTempo

Acessando o site do PoupaTempo informe como serviço desejado que você pretende retirar a “Segunda Via”.

Abaixo será apresentada uma simulação como um exemplo conforme as opções apresentadas no site, lembrando que a seleção delas vai variar de perfil para perfil, sendo assim você terá que selecionar as informações que mais se enquadram com as suas necessidades:

segunda-via-da-carteira-de-trabalho

As unidades do PoupaTempo trabalham com agendamento, portanto os próximos passos que deverão seguir serão baseados nas informações que o usuário fornecer, e você deverá escolher um dia e horário que estará disponível na relação apresentada para a retirada de um novo documento.

publicidade

As unidades do PoupaTempo estão disponíveis das 7 às 13h e funcionam de segunda à sexta-feira. Elas estão espalhadas por todo o país, e em várias cidades é possível encontrar mais de uma unidade, como é o caso de São Paulo onde estão espalhadas pela Luz, Sé, Itaquera, e diversas cidades que fazem parte do interior e também em outros estados, sendo é muito fácil de encontrar uma unidade bem próxima a você.

Caso tenha alguma dúvida, veja o vídeo abaixo:

Minha carteira de trabalho está danificada, como devo proceder?

Em caso de carteiras de trabalho que foram danificadas, ou na falta, rasura, ausência de páginas, e qualquer outra coisa que impossibilite a identificação do portador, a carteira de trabalho deverá ser apresentada juntamente com uma declaração reconhecida em cartório justificando o ocorrido com o documento para a emissão de uma segunda via.

No caso de roubo do documento é importante que você apresente um boletim de ocorrência ou uma declaração que poderá escrita de próprio punho mas também deve ser reconhecido em cartório.

Com a segunda via em mãos, você poderá procurar as empresas que trabalhou solicitando que elas refaçam os registros que havia no documento, caso o intuito ao pedir a segunda via do documento tenho sido roubo ou perda.

Se a empresa já fechou então você deverá recorrer Superintendência Regional do Trabalho e solicitar no histórico  dos empregadores lançaram no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), sistemas de informação diretamente vinculados como o Ministério do Trabalho.

Requisitos para a primeira via, carteira de trabalho

Quem ainda não iniciou a sua jornada no campo profissional e ainda não teve nenhum emprego, deverá tirar a sua carteira de trabalho, mas para isso também é necessário atender algumas exigências que são feitas por lei, dentre elas estão:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Ter idade mínima de 14 anos
  • Os documentos apresentados não poderão estar com qualquer coisa que prejudique a identificação do cidadão.

O agendamento para retirar a primeira via da carteira de trabalho também pode ser feito através das unidades do PoupaTempo.

Veja também:

publicidade