2 via Histórico Escolar

O histórico escolar é um documento de alta importância para a vida acadêmica e profissional. Por isso, veja como você pode obter a 2 via Histórico Escolar com as nossas informações abaixo!

O estudo acadêmico tem grande relevância para qualquer pessoa, pois é por meio dessa jornada que futuramente se constrói a carreira, ou seja, a vida profissional.

publicidade

2 via Histórico Escolar

Assim, os documentos que comprovam a escolaridade de uma pessoa é justamente o histórico escolar ou o diploma de conclusão, sendo um documento oficial exigido pelas empresas, órgãos governamentais ou até mesmo o ingresso a alguma universidade!

Caso você queira emitir a 2 via do seu histórico escolar, iremos fornecer os passos que precisam ser feitos para conseguir tal documento.

publicidade

Também vamos orientar sobre algumas informações importantes que, muitas vezes, são desconhecidas pelo aluno.

Sobre o Histórico Escolar

Muitas instituições de ensino público ou privado passam a cobrar algum valor ao aluno para emitir o seu histórico escolar, porém esse procedimento é indevido de acordo com o Código de Defesa do Consumidor regido pela Lei n° 8.078/90 que trata dos serviços educacionais.

A emissão desse histórico escolar é gratuita. Mas há uma exceção dessa gratuidade apenas quando a universidade particular descriminar tal taxa em seu contrato de prestação de serviços.

Se a instituição não descrever isso, o histórico escolar é gratuito, pois o valor já está embutido nas mensalidades que o aluno paga, de acordo com a interpretação dos artigos 22, XXIV, e 24, IX, da Constituição Federal, combinados com os artigos 48, § 1° e 53, VI, da Lei n° 9.394/96 (LDB) em face dos artigos 2° e 3°, da Lei n° 8.078/90, e nos termos da Lei nº 9.870/99.

Como pegar o histórico escolar via internet

O histórico escolar pode ser solicitado na própria instituição de ensino em que o aluno estuda. O prazo para a entrega ocorre em torno de 5 a 15 dias conforme a disponibilidade da escola ou universidade.

Geralmente, quando o aluno precisa com urgência do seu histórico escolar seja para ingressar em algum concurso, emprego ou fazer o vestibular, a solicitação pode ser explicada relatando os motivos de ser emergencial até à secretaria. Dessa forma, poderá entregar antes desse prazo.

2 via Histórico Escolar do Ensino Médio

Para o ensino médio, a emissão da 2 via do histórico escolar pode ser feita pela internet apenas de algumas escolas que possuem esse serviço online.

Sendo assim, você acessa o site do portal da educação, preenche os dados de login e senha e todas as informações poderão ser vistas via internet.

Veja abaixo alguns sites de algumas cidades que fornecem aos alunos esse serviço:

  1. Amazonas: http://portaleducacional.seduc.am.gov.br

    publicidade
  2. Sergipe: http://www.seed.se.gov.br/portaldoaluno/index.asp

  3. Mato Grosso: http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/ged/hwpdalogin.aspx

Caso queira saber se a sua cidade possui esse serviço, então, entre em contato com a secretaria da escola e peça mais informações!

Segunda via Histórico Escolar do Ensino Superior

Em todas as instituições superiores tanto públicas como privadas, o aluno possui o login e senha de sua matrícula para poder acessar as suas informações escolares.

No portal do aluno, ele encontra o histórico escolar e demais documentos que necessitar. Assim, ele pode imprimir sem qualquer dificuldade.

  • Outros serviços para os alunos

Os portais educacionais dos alunos disponibilizam também outros serviços além da emissão da 2 via do histórico escolar como boletim escolar, dados pessoais e demais consultas que queira da sua vida acadêmica.

Segunda via Histórico Escolar – Novidades dos portais

O governo do estado bem como a secretaria de educação do Brasil oferece inúmeras novidades em relação ao ensino do país. O site oferece novidades em relação a vida escolar do aluno e ex-aluno.

As principais novidades via internet são:

  • Cursos à distância

  • Preparatório para o ENEM

  • Informações e notícias sobre a educação

  • Leis, regulamentos, decretos sobre o ensino no Brasil

  • Bolsas escolares

  • Estágios e concursos

  • E muitos outros serviços on line.

Fale com o Portal da Educação

Se você possui dúvidas ou quer alguma informação a respeito do seu histórico escolar ou qualquer outro documento da sua vida acadêmica, então, entre em contato pelo seguinte telefone:

  • Central de Atendimento da Educação – 0800 77 000 12.

Esperamos que essas informações de como tirar a 2 via do seu histórico escolar bem como as demais informações sobre a vida acadêmica tenham sido úteis.

Se você ainda tem alguma dúvida, então, deixe um comentário que responderemos em breve.

Veja também:

publicidade