Segunda Via do Cartão SUS

O SUS é considerado um dos maiores sistemas de saúde já implementados no mundo. E as vezes acabamos perdendo nosso cartão. Por isso separamos esse artigo para explicar como conseguir sua Segunda Via do Cartão SUS.

Seus recursos conseguem abranger uma variedade muito grande de funções que vão desde um simples atendimento ambulatorial até mesmo transplantes de órgãos, isso garante saúde universal, integral e gratuita para todas as pessoas.

publicidade

Segunda via Cartão SUS

Criado em 1988, o SUS foi implementado pela Constituição Federal fazendo valer com o objetivo de ser o sistema de saúde que prestaria serviços a todos os 180 milhões de brasileiros de que a saúde é um “direito de todos” e um “dever do estado”.

O Sistema Único de Saúde é financiado pela União, Estados e também Municípios conforme o artigo 195 listado na Constituição Federal.

publicidade

Verificação do Cartão SUS 

Para fazer a verificação do Cartão do SUS e saber se já há algum cadastrado no seu nome é bem simples, basta que você acesse o Portal de Saúde Cidadão.

Você deverá selecionar a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número de CNS, CPF ou DNV” que permitirá que você Informe um número o CNS, CPF ou DNV verifique se exite um cadastro ou então através da “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome” onde você poderá fazer a busca por nome completo e também a data de nascimento.

2 Via do Cartão SUS

Agora que você já sabe qual é o seu número do cartão através dos procedimentos que recomendamos, vamos guiá-los para saber o que fazer para retirar a segunda via do cartão do SUS.

Como faço para solicitar a segunda via do cartão do Sistema Único de Saúde?

Acessando o site do Portal de Saúde do Cidadão o campo a ser utilizado está localizado no canto direito da tela e somente poderá ser solicitado através de login. Faça o seu utilizando o número do cartão e também uma senha.

Segunda Via do Cartão SUS

Caso você ainda não possua a sua senha a recomendação é clicar na opção “Primeiro Acesso”. Através desta você poderá encontrar as recomendações para obter a sua senha e utilizar melhor os recursos do site que estão destinados aos seus usuários.

Também devemos informar que o acesso é feito apenas a validação e que você deverá comparecer a um posto de saúde mais próximo de sua casa com o número de protocolo em mãos que será gerado por esse mesmo site.

O processo em questão é indispensável para que você possa solicitar a segunda via do Cartão do Sistema Único de Saúde e também serve para liberar a área restrita de login.

publicidade

Existe outra forma de solicitar a segunda via do cartão SUS?

Sim! Há basicamente duas formas para solicitar o seu cartão do Sistema Único de Saúde:

  • Pessoalmente: Você deverá apresentar o seu CPF, documento de identificação (RG) e um comprovante de residência recente a um posto de saúde próximo a sua casa, pode ser também posto de saúde, hospital público, secretaria da saúde credenciado para realizar a emissão do cartão.
  • Internet: Deverá ser emitido através do fornecimento de dados de login do usuário do site na área restrita, ou seja, para realizar o seu cadastro no site deverá proceder conforme já indicamos acima. O cadastro é gratuito.

Quem ainda tem dúvidas poderá entrar em contato com o Suporte Técnico pelo 136 opção 8, o atendimento é feito no período de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h (ligação gratuita)  ou você também poder-a enviar uma solicitação de encaminhamento através do FALE CONOSCO ou no e-mail: suporte.sistemas@datasus.gov.br. Em

algumas situações específicas o atendimento se dá 24 horas, e o interessado poderá entrar em contato durante os 7 dias da semana, como por exemplo o SNT (Sistema Nacional de Transplantes). A ligação é gratuita.

O Portal da Sáude também possui um sistema para solucionar as dúvidas mais frequentes de quem procura o contato da instituição. Inclusive os tópicos envolvem informações sobre as doenças mais recentes como a febre Chicungunya e o vírus da Zika.

Não deixe de conferir os tópicos de dúvidas frequentes do Portal da Saúde que pode poupar tempo e também fornecer, se não em sua totalidade, boa parte de todas as informações de que você precisa.

Veja também:

publicidade